Este trabalho desenvolve um projeto de pesquisa sobre a influência do fator humano na composição dos cenários acidentais, a partir de avaliação das causas identificadas em estudos de riscos elaborados em refinaria de petróleo. A partir de uma revisão da literatura científica pertinente, que permitiu a fundamentação teórica do assunto que foi desenvolvido, foram revistos os conceitos básicos vinculados à área de gerenciamento de riscos, ao erro humano e suas causas.
A proposta de metodologia foi desenvolvida tendo como base dados oriundos dos relatórios de estudos de risco de processos químicos industriais executados durante o período de novembro de 2005 a novembro de 2007 em uma refinaria de petróleo.
Foram analisados os cenários acidentais e identificadas às causas de ocorrências, assim como classificadas com relação à falha humana, falhas do equipamento, degradação de integridade mecânica (envelhecimento, erosão, corrosão), instalação/construção, engenharia/design, movimentação de cargas/guindaste, incompatibilidade de material, condições anormais de operação e causas não identificadas.
Concluiu-se que as falhas humanas foram responsáveis por 23% dos cenários acidentais amostrados. Este resultado se mostrou compatível com os relatos da maioria dos autores pesquisados e citados ao longo do texto.
Fonte: Darlene Paulo Barbosa ; Denise Faertes Haguenauer. V Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Niterói, julho de 2009
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