16 de outubro de 2008

Projeto ajuda a evitar acidentes

Fonte: Diário do Nordeste

Ceará - Cada vez mais é comum ver pescadores artesanais envolvidos em situações de risco no mar. Para minimizar os efeitos e também prevenir ocorrências dessa natureza, o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará mantém o Projeto Pescando Vidas, que capacita pescadores e moradores da comunidade para atuarem como guarda-vidas, na realização de salvamentos de acidentes.

De acordo com o coordenador do projeto, major Glêdson Rodrigues, cerca de 150 pessoas, entre pescadores, seus familiares e outras que moram em áreas de pesca já foram capacitadas no Ceará. No momento, o projeto realiza os treinamentos na comunidade da praia do Cumbuco.

A intenção do curso, conforme Glêdson Rodrigues, é aproveitar o potencial das pessoas da comunidade para atuarem nesse serviço e prevenir acidentes no mar. Os voluntários do Pescando Vidas têm aulas de primeiros socorros, noções de mergulho, instrução para salvamento aquático, natação, além de orientação psicológica para lidar com a vítima e um estágio na alta estação. “Existem voluntários que não sabem ler e utilizamos uma linguagem que é acessível a todos os participantes.

A nossa intenção é fazer com que o pescador, quando estiver no mar, possa se antecipar ao risco, prevenindo, desta forma, a ocorrência de acidentes”, explica. Major Glêdson destaca ainda que ao fazer o curso, a pessoa recebe certificado com a chancela do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, o que os habilita plenamente ao trabalho de salvamento e de prevenção a acidentes no mar. Outras turmas para formação de guarda-vidas voluntários serão realizadas no município de Aracati, a 140 quilômetros de Fortaleza.

De acordo com ele, nessa região a intenção é também realizar um trabalho de prevenção da pesca predatória que acontece com compressor. Mais informações:Projeto Pescando Vidas funciona no quartel do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Ceará no Mucuripe (85) 3101-1078 / 3248-8669

Fonte: Diário do Nordeste - 12/10/2008

Nenhum comentário: