18 de maio de 2009

Impacto da globalização sobre os acidentes e a segurança nas indústrias de alto risco (*)

Impacto da globalização sobre os acidentes e a segurança nas indústrias de alto risco (*)

Com o apoio de tecnologias avançadas de comunicação, logística e sistemas de transporte, a economia mundial tornou-se cada vez mais internacional e global. Como consequência, atualmente tanto companhias de grande porte, quanto pequenas empresas são obrigadas a operar e a competir em escala internacional, a fim de crescer e sobreviver no mercado global.
Paralelamente a este processo de globalização, mudanças fundamentais das estruturas econômicas e sociais têm ocorrido, e não apenas nos países industrializados, mas também nos países menos desenvolvidos e em desenvolvimento. Esse tipo de questão é bem abordado na literatura e tem sido frequentemente discutido do ponto de vista econômico e sociológico. No entanto, embora associado às mudanças das condições econômicas, o processo de globalização também implica em efeitos de múltiplos níveis sobre as condições de trabalho e de segurança em diferentes partes do mundo.
Ao nível individual de local de trabalho, estes efeitos recaem sobre os trabalhadores em termos de bem-estar, saúde ocupacional, proteção legal, e condições gerais de trabalho (por exemplo, mudanças em demandas de trabalho, cargas de trabalho, estressores e riscos). Em nível macro organizacional, os efeitos induzidos pela globalização incluem uma crescente internacionalização da força de trabalho, e a operação de complexas e perigosas tecnologias fora do contexto de onde estas se originam e são desenvolvidas, implementadas e reguladas.
Tendo em vista o impacto que este problema representa para a Segurança na indústria de petróleo, reproduzimos na seção "Gestão de SMS" deste boletim resumos dos artigos publicados no preprint da edição de julho de 2009 da revista Safety Science. Estes artigos, por sua vez, são versões revistas de papers selecionados apresentados originalmente no 23° encontro anual do grupo de estudos ‘‘New Technologies and Work (NeTWork)" que ocorreu em Steinhoefel, próximo a Berlim (Alemanha), em 2005. Vejam também notícias e artigos atualizados para os diversos temas da área de segurança.

(*) Extraído e adaptado de: Occupational accidents and safety: The challenge of globalization. Dietrich Manzey, Juliane Marold. Safety Science, Volume 47, Issue 6, July 2009, Pages 723-726.

Nenhum comentário: