2 de maio de 2008

Os poluentes e suas características


Existem vários poluentes no ar que podem afetar a saúde. Veja abaixo os principais:
­Material particulado

O que é: mistura de partículas sólidas, mistura de partículas líquidas ou sólidas e partículas líquidas suspensas no ar, que variam de tamanho, composição e origem. Poeira, metais pesados, bactérias, fungos, pólens, pêlos de animais fazem parte desse grupo de poluentes. O material particulado pode ser classificado pelo seu tamanho, o mais comum é PM10, que é material menor ou igual a 10 micrômetros (μm), ou seja, 10 milionésimos de metro. Atualmente, pode-se medir material particulado de até 2,5 μm, chamado de PM2,5.

Efeitos na saúde: devido ao seu tamanho minúsculo, pode ser absorvido facilmente e pode chegar à porção final dos brônquios e alvéolos. A complexidade de sua composição pode provocar inflamação pulmonar, crise de asma e bronquite crônica e provocar infecção.
Monóxido de carbono (CO)

O que é: produto de combustão incompleta presente em todo processo de combustão que se origina desde o motor de veículos até a queima de um cigarro.

Efeitos na saúde: tem uma afinidade muito grande com a hemoglobina. Localizada dentro das hemácias, a hemoglobina transporta o oxigênio para todos os órgãos e tecidos do nosso corpo. Uma vez que o CO se liga à hemoglobina, dificilmente ela volta a transportar o oxigênio. O composto entre hemoglobina e monóxido de carbono é chamado de meta-hemoglobina, e os órgãos e tecidos passam a sofrer falta de oxigênio. Para suprir a falta de transporte de oxigênio pelas meta-hemoglobinas, o coração passa a bombear mais rápido o sangue, numa manobra para suprir com as hemoglobinas não comprometidas o oxigênio para os tecidos e órgãos. Dessa forma, em pacientes com coração previamente doente ou em casos de diabetes, hipertensão e colesterol alto, há comprometimento do coração, levando a infarto, à angina e até à arritmia.
Ozônio (O3)

O que é: poluente que se forma a partir de NO (óxido de nitrogênio), na presença de luz solar. É bastante presente em dias ensolarados.

Efeitos na saúde: embora seja o mesmo que compõe a camada de proteção contra raios ultravioletas na estratosfera, o ozônio, quando presente na biosfera e inspirado por pacientes previamente doentes, pode levar a crises de asma e bronquite, por ser irritante nas vias respiratórias.

Dióxido de enxofre (SO2)

O que é: é um gás incolor, detectável pelo odor e pelo sabor, que é produzido na combustão de combustível doméstico e por veículos automotores.

Efeitos na saúde: é absorvido com grande facilidade pelas vias respiratórias, provocando tosse, sufocação e uma inflamação importante no pulmão. Essa inflamação pode enfraquecer a defesa do pulmão, propiciando a infecção. O gás contribui para o agravamento da as mada e da bronquite crônica.

Óxido de nitrogênio (NO)

O que é: precursor do ozônio, provém de motores a combustão.

Efeitos na saúde: provoca irritação e inflamação nas vias respiratórias, reduz a capacidade do sangue no transporte de oxigênio, podendo causar enfisema e redução das defesas do organismo.

Hidrocarbonetos

O que é: composto formado por hidrogênio e carbono, que é liberado pela combustão de motor de veículo.

Efeitos na saúde: não é medido pela rede de monitoramento da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental)­, mas tem potencial canceríge­no.­

Nenhum comentário: