25 de julho de 2008

Peça teatral será apresentada a trabalhadores do dique seco

Fonte: Jornal do Sul (Rio Grande do Sul)

A peça teatral "Só Depende de Nós" será novamente apresentada em Rio Grande. Será no próximo dia 4, às 16h, no auditório do Cidec–Sul da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). O espetáculo é oferecido pela Petrobras, em parceria com a WTorre Engenharia/Estaleiro Rio Grande, empresa responsável pelas obras de construção, no Superporto rio-grandino, do primeiro dique seco de grande porte do País, e a Furg, para toda a força de trabalho mobilizada no empreendimento.

O roteiro conta a história do Arnaldo, pai de família e funcionário exemplar que trabalha em uma empresa que não tem um sério comprometimento com a segurança do trabalho, colocando em risco a vida de muitos trabalhadores. Fazendo uma concorrência pelo menor preço, a empresa resolve adquirir equipamentos elétricos de um fabricante inescrupuloso, que os vende sem o devido Certificado de Conformidade. Com isso, a segurança do Arnaldo e a felicidade da sua família podem mudar completamente.

Além de conscientizar sobre a segurança no trabalho de maneira muito eficaz, através da linguagem cênica, a peça demonstra claramente como uma seqüência de eventos e atitudes inadequadas pode culminar em um grave acidente de trabalho. É uma dramatização idealizada especialmente para os trabalhadores, transmitindo uma mensagem sobre segurança que é válida para todas as áreas de trabalho tais como: utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), cuidados com as mãos, emprego de equipamentos elétricos, importância do certificado de conformidade de produtos e equipamentos, gestão de áreas classificadas e emissão permissão de trabalho, dentre outros.

Outro aspecto importante que é tratado na peça se refere à importância do ambiente familiar do trabalhador na prevenção de acidentes do trabalho e como ele pode ser afetado negativamente na ocorrência de um evento acidental indesejado. São 15 atores profissionais em cena, num cenário de três andares, com um argumento envolvente e dramático.

Nenhum comentário: