28 de agosto de 2008

Empresas investem em segurança do trabalho para evitarem acidentes.

MANAUS - Visando minimizar os acidentes de trabalho e proteger a integridade do trabalhador, as empresas de Manaus investem na prevenção de acidentes.
Equipamentos de proteção individual, contratação de pessoal de segurança do trabalho e medidas de segurança diminuem o custo de um acidente e os prejuízos financeiros para empresa.Para o coordenador da divisão de segurança da Fogás, Arlison Martins, investir em segurança evita acidentes. “Como trabalhamos com produtos inflamáveis, as condições de segurança são rigorosas. Na linha de produção, todos os trabalhadores utilizam itens de segurança como capacete, óculos, botas, entre outros”. A empresa, que tem 450 funcionários, conta inclusive com um programa de treinamento para combater princípios de incêndio. A chefe de manutenção da Fogás, Mircela Alecrim, é uma das pessoas que participa ativamente das simulações de incêndio.
“Quando toca a sirene coloco o capacete e me dirijo aos pontos de encontros para orientar na evacuação dos locais de trabalho”, explica. “Os simulados são realizados periodicamente e não são avisados aos funcionários. Assim, fica parecendo o mais real possível”, completa Mircela.Construção CivilNa Construtora Aliança, o item segurança também é levado a sério. Os 48 empregados que trabalham na construção do Apart Hotel Black River, não dispensam os item de segurança como bota, capacete, luva, óculos e cinto de segurança.
O engenheiro civil, Klinger Mangueira, comenta que a empresa, que atua há 10 anos no mercado, nunca registrou nenhum acidente fatal. “Nós cumprimos todas as normas de segurança. A obra inclusive possuí um manual de Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho, PCMAT assinado por um engenheiro de segurança do trabalho. Cumprindo as normas evitamos acidentes e prejuízos para o trabalhador e para empresa”, alega.Segundo os especialistas em segurança do trabalho, o acidente leva a encargos com advogados, perdas de tempo, materiais e produção. As indenizações são tão onerosas que há casos de empresas que fecharam devido à indenização por acidentes de trabalho. “Investir em prevenção evita perdas e complicações legais”, finaliza o engenheiro.
Para assistir a vídeos com notícias e informações sobre a Amazônia, acesse www.portalamazonia.com/videosdaamazonia.

Fonte: Sylvia Koeler - Portal Amazônia

Nenhum comentário: