29 de janeiro de 2009

CRESCE O APOIO À CAMPANHA EUROPEIA DE ANÁLISE DE RISCO

Mais oito organizações pan-europeias e multinacionais subscreveram o apoio à campanha "Healthy Workplaces" organizada pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA). E são já 17 os parceiros oficiais da campanha. A campanha visa a redução dos acidentes e das doenças relacionadas com o trabalho, centrando-se na avaliação dos riscos de Saúde e Segurança, já que este é o primeiro passo para uma gestão eficiente da Segurança e Saúde no Trabalho. São necessárias melhorias urgentes nesta área. Para dar um número, a título de exemplo: estima-se que a cada três minutos e meio alguém na UE morra por causas relacionadas com o trabalho.

Entre as organizações participantes figuram as federações europeias de empregadores e trabalhadores, empresas multinacionais de vários setores industriais, plataformas de investigação, organizações sem fins lucrativos e ONGs. Ao subscreverem-se como parceiros oficiais, estas organizações comprometem-se a organizar eventos sobre a avaliação de riscos e a disseminar as mensagens e o material da campanha. Outras actividades incluem a realização de vídeos sobre Segurança e Saúde no Trabalho, concursos de fotografia ou sessões de formação com clientes, parceiros e contratantes.

"Contarmos com 17 parceiros oficiais numa campanha que ainda não entrou no seu segundo ano supera largamente as nossas expectativas iniciais", declarou Jukka Takala, Diretor da EU-OSHA. "Sentimo-nos muito orgulhosos por tantas organizações de renome terem decidido ajudar-nos a aumentar a sensibilização em matéria de avaliação de riscos e estamos presentemente em contato com uma série de outras federações e multinacionais. Este número, portanto, vai continuar a crescer no futuro." Takala frisou também a importância do tema da campanha. "A análise de riscos é a chave para a prevenção de acidentes e problemas de saúde no trabalho. Embora seja uma obrigação prevista pela lei em toda a Europa, ainda há empresas que não avaliam os seus riscos regularmente, especialmente as PMEs, e gostaríamos de ver este cenário mudar."

Em troca do seu forte envolvimento na campanha, cada parceiro oficial recebe um Certificado de Parceiro e a EU-OSHA compensa-os com uma ampla promoção através do seu site e boletim informativo, que é enviado a mais de 39.000 subscritores e aos meios de comunicação social.
Contexto: A campanha Locais de trabalho seguros e saudáveis prolonga-se por dois anos (2008/2009) e é apoiada pelas Presidências do Conselho da União Europeia, pelo Parlamento Europeu, pela Comissão Europeia e pelos parceiros sociais europeus. Com a ajuda da sua rede de pontos focais nacionais nos 27 Estados-Membros da UE e nos países em vias de adesão, a EU-OSHA organiza centenas de eventos e atividades durante a campanha.
Principais objetivos da campanha:

* sensibilizar para a responsabilidade jurídica e para a importância e a necessidade prática de avaliar os riscos no local de trabalho
• desmistificar o processo e demonstrar, sobretudo às PME, que a avaliação de riscos não é necessariamente uma tarefa complexa, burocrática ou unicamente para peritos
• promover a avaliação de riscos em cinco etapas
• promover a participação de todos no local de trabalho
• promover boas práticas que sejam transferíveis e contribuam para facilitar o processo

* Na UE, segundo estatísticas publicadas pelo EUROSTAT, morrem anualmente 5.720 pessoas na sequência de acidentes relacionados com o trabalho. Além disso, segundo a Organização Internacional do Trabalho, morrem ainda anualmente 159.500 trabalhadores na UE devido a doenças ocupacionais. Por conseguinte, tomando os dois números em consideração, cada três minutos e meio morre alguém na UE devido a causas relacionadas com o trabalho. A cada quatro segundos e meio, um trabalhador na UE tem um acidente que o força a permanecer em casa pelo menos três dias úteis.

Fonte: EU-OSHA - 21/1/2009

Nenhum comentário: