2 de janeiro de 2009

Dicas para fugir dos acidentes do trabalho

Fonte: www.g1.com.br

Na maioria das vezes, os acidentes acontecem por falta de equipamentos de segurança. A gente vê sempre nas ruas operários em andaimes sem proteção e faxineiras penduradas nas janelas, limpando os vidros.

Uma equipe do RJTV circulou pelo Rio com uma especialista e encontrou várias dessas situações perigosas.

Como empregada doméstica, Benedita da Silva já enfrentou situações de risco e uma delas por pouco não acabou em tragédia. “Eu estava grávida, limpando vidraça. O parafuso quebrou e fiquei debruçada. Eles me pegaram pelas pernas”, conta a senhora.

“O ideal é você fazer a limpeza mantendo distância, com produto químico, um rodo especial para retirar o produto”, explica a técnica em segurança trabalho Kelly Cardoso.

Hoje, Benedita é mais cuidadosa. Mas os serviços na casa não se limitam ao espaço da varanda. Por isso, o RJTV levou até o apartamento onde ela trabalha atualmente uma técnica em segurança do trabalho. “Benedita fez bem. Ela posicionou a panela sobre o fogão e de imediato voltou o cabo da panela para o interior do fogão. Por causa da temperatura do forno, quando vai abrir para ver algum assado, é importante manter uma distância do seu rosto, para evitar que o vapor cause algum problema ou algum tipo de queimadura”,

Kelly também percorreu com a equipe do RJTV algumas ruas da Zona Sul, e não foi difícil encontrar irregularidades. Um homem e uma mulher ocorriam riscos nas janelas de dois prédios do Leblon ao limpar as janelas. “Ele parece estar até descalço. Quer dizer, o piso com certeza deve ser escorregadio”, observa a técnica.

Quando o assunto é acidente de trabalho, o setor da construção civil é um dos mais vulneráveis. Os operários acostumados a trabalhar nas alturas nem sempre são equipados com os itens de segurança necessários. “O correto seria que eles tivessem um andaime e também um rodapé para evitar queda de material”, afirma Kelly.

As estatísticas comprovam o perigo e a falta de cuidado. De acordo com dados do Ministério da Previdência, em 2006, foram registrados no estado 26.079 acidentes de trabalho. Cerca de 12% das ocorrências estão na construção civil.

“Toda atenção é pouca na realização de um trabalho, principalmente, em altura. Qualquer deslize pode ocasionar um acidente grave ou fatal”, diz a técnica.

Nenhum comentário: