6 de abril de 2008

Os benefícios do imposto de carbono

Fotógrafo:
Carolina Agência: Dreamstime

O propósito primário do imposto de carbono é diminuir as emissões dos gases do efeito estufa. O imposto cobraria uma taxa sobre os combustíveis fósseis com base na quantidade de carbono que eles emitem quando queimados. Assim, para reduzir as taxas, os serviços públicos, empresas e indivíduos tentariam usar menos energia derivada de combustíveis fósseis. Um indivíduo pode passar a usar transporte público e substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes (CFLs).

Uma empresa pode aumentar a eficiência de energia instalando novos equipamentos ou atualizando os sistemas de aquecimento e refrigeração. Uma empresa de serviço público pode usar lavadores úmidos, queimadores com baixo índice de NOx ou gaseificação para reduzir suas emissões (veja O que é a tecnologia do carvão limpo?). E como o imposto de carbono estabelece um preço definido sobre o carbono, existe um retorno garantido sobre investimentos caros em eficiência.

O imposto sobre carbono também encoraja a energia alternativa tornando-a competitiva quanto ao custo em relação aos combustíveis mais baratos. Um imposto sobre um combustível abundante e barato como o carvão aumenta o seu preço por British Thermal Unit - Unidade Térmica Britânica (Btu) em relação a um comparável com formas de energia mais limpas. Um Btu é uma medida padrão de energia calórica usada na indústria. Um Btu é a energia necessária para aumentar a temperatura de uma libra de água em um grau Fahrenheit.

E não se esqueça de todo o dinheiro arrecadado pelo imposto. Ele pode ajudar a subsidiar programas ambientais ou pode ser emitido como desconto. Muitos fãs do imposto de carbono acreditam na transferência progressiva de imposto. Isso significa que parte da carga tributária seria transferida do imposto de renda federal e imposto de venda estadual.

Os economistas gostam do imposto de carbono devido à sua previsibilidade. O preço do carbono sob os
esquemas de limitar-e-negociar podem flutuar com as mudanças da economia e do clima. Isso porque os esquemas de limitação-e-negociação estabelecem um limite definido sobre as emissões, não um preço definido sobre o carbono.

O imposto de carbono é estável. Os negócios e serviços públicos saberiam o preço do carbono e onde ele custa mais. Então, eles poderiam investir em energia alternativa e na maior eficiência de energia com base nesse conhecimento. Também seria mais fácil para as pessoas entenderem o imposto de carbono.

O imposto de carbono parece bem simples, mas como, de fato, o índice seria determinado? Em que ponto o imposto seria arrecadado? Descobriremos as respostas a essas perguntas e mais na próxima seção.

Nenhum comentário: